terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Exageros, radicalismo e restrições desnecessárias. Onde vamos parar?


Como dizem por aí, é depois do carnaval que o ano começa! E começo de ano, sempre vem com novas oportunidades e é hora de cumprir todas as promessas do réveillon. Academia, dieta, objetivo. Mas calma! Você sabe mesmo o que é uma boa alimentação?! 

O exagero tem nos distanciado dos hábitos saudáveis e acessíveis e nos aproximado de restrições desenfreadas, beirando o radicalismo.

Vejo absurdos como manteiga sendo substituída por margarina light, frutas por barrinhas cheias de açúcar, refeições por shakes milagrosos. Moramos no Brasil, com uma infinidade de frutas de altíssimo teor fitoquímicos e ainda tem gente gastando seus suados reais com  goji berry, tem gente que usa gelatinha light, iogurte zero cheio de adoçantes, o que dizer da monotonia do frango com batata doce? O que dizer dos ´´sem gluten´´ tão cheios de nada, ou melhor, cheio de gorduras trans, de alto índice glicêmico ?

Onde vamos parar com esse falso e equivocado estilo de vida saudável? Porque não posso comer aquele bom arroz com feijão, feitos com carinho e com bons ingredientes? Será que um shake é mais saudável?

Sempre gasto tempo com meus pacientes nas consultas para esclarecer mitos, mentiras e bobagens difundidas por pessoas sem a menor formação ou preparo, puramente por fins comerciais.



Com moderação, muitas preparações que fazem parte do seu hábito e memória afetiva poderão ser inclusas na sua rotina alimentar.  Procure um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário