segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os juízes da razão



   
  Não sei quando o mundo vai acabar, mas tem gente que vive como se fosse o fim dos tempos. Precisam de tudo pra ontem e quanto mais, melhor. Quanto mais dinheiro,  melhor, mais namorados, melhor, mais aventuras infundadas, melhor. E por acharem que as coisas sempre devem estar a sua mercê, esquecem que o quem vem fácil vai fácil, e o que vem difícil, não vai nunca.

   Atropelam sonhos e sentimentos alheios, por pensarem que a razão lhe é uma companheira eterna. As vezes, a razão nem boa companhia é. É muito melhor se ter paz, à razão. E sabe aquela frase: A educação mandou lembrança! Pois é, a educação com certeza, é uma boa companhia para todas as horas. Mas infelizmente você não pode cobrar algo de quem nunca teve. Minhas delicadezas nem sempre são suficiente para despertar a suavidade alheia, e mesmo assim, insisto.

   Mas falando aqui de razão, paz e educação, me pego pensando, quando as pessoas terão maturidade o suficiente para aprender a usá-las? Ou melhor, pra pelo menos aprender algo sobre elas? Em meio a tanta promiscuidade de sentimentos, ente tanta maldade e injustiça, eu ainda acredito que o que vem do coração, é mais fácil de ser percebido e deve ser sempre, digo SEMPRE, valorizado.

   As pessoas que julgam sem saber, as que julgam sabendo, e as que julgam sem saber que estão julgando, tem uma passagem na bíblia que diz:  Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados. E com a medida com que tiveres medido, vos medirão também. (Mt 7:2)
Então, que tal essa semana começar a ser menos o juiz da razão? Abrir a mente, antes de abrir a boca e nunca ouvir só um lado? Tentar falar mais sobre coisas boas, porque de coisas más, muita gente já fala, já faz. Deixe de ser só mais um, e seja um todo na vida de alguém.


Se você passar o tempo todo julgando as pessoas, não terá tempo de amá-las.



   Paz, bem e muitas ondas de felicidade nessa semana que se inicia! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário